Exposição brusquense de arte sacra reúne obras de artistas amadores
A Catedral Metropolitana de Florianópolis abriu uma exposição de arte sacra com obras de artistas amadores. A mostra, que é brusquense, faz parte das comemorações dos 300 anos da catedral e fica aberta ao público até o dia 5 de março.
Laira Caroline Ferreira, da Catedral de Florianópolis, diz que toda visita é monitorada. A exposição brusquense "Fé e Arte - Santeiros de Santa Catarina" reúne peças de colonos italianos que moravam em Santa Catarina, por isso o nome "santeiros".
A mostra, que está sob a curadoria de Lena Peixer, é composta de 14 crucifixos e 32 imagens de santos e são todas entalhadas em madeira. Sendo feitas por pessoas comuns, as obras não obedeceram a um padrão artístico. "As esculturas eram feitas com utensílios da casa, como canivete, facão. Eles não tinham objetos artísticos para fazer, e nunca tinham ido a uma escola".
Os artistas esculpiam as imagens e crucifixos por causa da devoção aos santos "Os santos têm músculos, de trabalhar na terra. Eles não são o padrão de santo que estamos acostumados a ver" esclarece Lena.
Colaboração: Alain Rezini